Pedido de Chave

COVID19 - Aviso

Face à situação atual, opte por ativar a sua Chave Móvel Digital online. Pode ativar usando o Cartão de Cidadão ou a senha do Portal das Finanças.

Em caso de dúvida contacte-nos por email info.cidadao@ama.pt ou telefone 300 003 990

 

O pedido de ativação da Chave Móvel Digital pode ser realizado por qualquer cidadão, online ou presencialmente:
  • Online no portal Autenticação.gov:
  1. Ative usando o Cartão de cidadão, para cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, leitor de cartões e código PIN de autenticação;

  1. Ative usando os seus dados de acesso ao Portal das Finanças, e exclusivamente para fins de autenticação, solicitando o envio de carta, com palavra-chave temporária gerada automaticamente e de forma aleatória para a morada do titular do Cartão de Cidadão. Depois de receber a carta, o cidadão poderá autenticar-se com a sua Chave Móvel Digital.

  • Presencialmente:
    • Para titulares de Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Passaporte, Título ou Cartão de Residência*, num balcão de atendimento:
      • dos Espaços Cidadão e Espaços Empresa.
      • do Registo Criminal (Direção-Geral da Administração da Justiça)
      • do Registo Nacional de Testamento Vital (RENTEV) do Serviço Nacional de Saúde (SNS)
    • No momento da entrega do Cartão de Cidadão nos serviços do IRN;
*nota: Para ativar a CMD com Título ou Cartão de Residência é necessário o número de cartão de contribuinte.
 
 

A Chave Móvel Digital é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais e sítios da Administração Pública na Internet, com dois fatores de segurança:

  • uma palavra-chave escolhida pelo cidadão (PIN);
  • um código de segurança numérico e temporário recebido por SMS, e-mail ou mensagem direta no Twitter .

Optar por receber o código de segurança numérico por telemóvel é mais seguro do que receber por e-mail. Ao usar estes métodos tem a responsabilidade pela utilização segura da sua palavra-chave (PIN) bem como do telemóvel e e-mail associados ao seu registo.