Perguntas Frequentes
Fiz o pedido da Chave Móvel Digital mas agora não consigo fazer a autenticação! O que devo fazer?
No caso de ter dificuldades em se autenticar utilizando a Chave Móvel Digital deverá colocar a sua questão através da caixa de correio: info.cidadao@ama.pt.
Quais as principais diferenças entre a autenticação com Cartão de Cidadão e com a Chave Móvel Digital?
Na autenticação com Cartão de Cidadão utiliza o seu Cartão de Cidadão, o leitor de cartões e o seu PIN de autenticação.
Na autenticação com Chave Móvel Digital utiliza o seu número de telemóvel ou e-mail, o PIN da Chave Móvel Digital e o código de segurança numérico e temporário.
Quero registar mais do que um telemóvel. É possível?
Não, só pode associar um único telemóvel ao seu registo da Chave Móvel Digital.
Perdi/Esqueci o PIN de autenticação da Chave Móvel Digital, o que devo fazer?
Caso não saiba qual o seu PIN da Chave Móvel Digital, pode dirigir-se ao atendimento dos Espaços Cidadão ou Espaços Empresa que prestam este serviço para lhe atribuírem um novo PIN.
Como posso desbloquear a Chave Móvel Digital?
Pode desbloquear a sua Chave Móvel Digital:
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No registo online, na Área Pessoal pode aceder aos seus dados do registo na Chave Móvel Digital com o seu cartão de cidadão, introduzir o seu PIN de autenticação e clicar em "Desbloquear";
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No atendimento presencial pode pedir para desbloquearem a sua Chave Móvel Digital.
Como posso alterar o meu PIN da Chave Móvel Digital?
Ao aceder à sua área pessoal da Chave Móvel Digital, pode selecionar "Alterar PIN" escrever o novo PIN da Chave Móvel Digital e confirmar.
Como posso cancelar o meu registo na Chave Móvel Digital?
Ao aceder à sua área pessoal da Chave Móvel Digital, pode selecionar "Cancelar registo".
O que posso fazer na área pessoal da Chave Móvel Digital?
Pode alterar o seu PIN ao inserir e confirmar o novo PIN e cancelar o seu registo na Chave Móvel Digital.
Qual a legislação que dá suporte à Chave Móvel Digital?
A Chave Móvel Digital está definida e regulamentada através da publicação dos seguintes atos legislativos: Lei n.º 37/2014 de 26 de junho e da Portaria n.º 189/2014 de 23 de setembro que determinam a entrada em vigor deste sistema a 1 de janeiro de 2015.
Não tenho o meu telemóvel, posso usar a minha Chave Móvel Digital para me autenticar?
Sim, para se autenticar com a sua Chave Móvel Digital precisa de ter o seu e-mail associado e optar por escolher o método de autenticação via e-mail onde receberá automaticamente o seu código de segurança numérico.
Não consigo utilizar o meu código de segurança para me autenticar?
Precisa de reiniciar o seu processo de autenticação com a sua Chave Móvel Digital com a introdução do seu número de telemóvel, o seu PIN da Chave Móvel Digital e o novo código de segurança que é enviado automaticamente para o seu telemóvel ou e-mail, conforme a sua opção.
O código de segurança que recebi no meu telemóvel/e-mail é para usar em todas as autenticações?
Não, o código de segurança de 6 dígitos que recebeu é único e temporário e em cada autenticação recebe um novo código de segurança por SMS ou e-mail.
Tenho várias mensagens com um código de segurança, qual devo utilizar?
No processo de autenticação com a Chave Móvel Digital a última mensagem recebida da Chave Móvel Digital por telemóvel ou e-mail é a válida.
Fiz o pedido presencial da Chave Móvel Digital, e agora como posso utilizar?
Com os dados de registo que tem no documento que lhe foi entregue no atendimento pode aceder a um sítio da Internet da Administração Pública que tenha este meio de autenticação (ex. ePortugal). Para se autenticar com este método terá de selecionar Chave Móvel Digital e introduzir os seus dados.
Qual a vantagem de ter o meu número de telemóvel e o e-mail registados na Chave Móvel Digital?
No caso de ter associado um número de telemóvel e um e-mail, pode escolher em cada autenticação por qual dos meios pretende receber o código de segurança numérico.
A Chave Móvel Digital é um sistema seguro?
A Chave Móvel Digital é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais e sítios da Administração Pública na Internet, com dois fatores de segurança: uma palavra-chave escolhida pelo cidadão (PIN) e um código de segurança numérico e temporário recebido por SMS ou e-mail.
Ao optar por receber o código de segurança numérico por telemóvel é mais seguro do que receber por e-mail. Ao usar estes métodos tem a responsabilidade pela utilização segura da sua palavra-chave (PIN) bem como do telemóvel e e-mail associados ao seu registo.
Posso instalar o mecanismo de autenticação da Chave Móvel Digital no meu serviço web?
Para realizar a integração com este método de autenticação pode contactar a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) através do contacto info.cidadao@ama.pt.